[email protected]
Praça da Bandeira, n.º 276, Centro - CEP: 37.545-000 - MG
Faça seu Login no Portal |

Conheça Cachoeira de Minas

Prefeitura Municipal de Cachoeira de Minas


 

 

 

Geografia

A população estimada em 2010 é de 11.034 habitantes. A área do município é de 305.420 km², com densidade demográfica de 36,13 hab/km².

Possui uma estrutura típica de "cidade de interior": ruas pavimentadas com paralelepípedos, algumas casas antigas, uma praça central onde fica a Igreja Matriz, um clube literário e recreativo, pequenos comércios e poucos prédios. A população é bastante receptiva.

Vista aérea da cidade de Cachoeira de Minas, com as serras dos Machados e Monte Belo ao fundo.

Transportes

A principal rodovia que corta o município é a MG-173 Antônio Simões de Almeida. Tem também a Rodovia BR 459, que corta um pequeno trecho na zona rural.

Economia

As atividades econômicas mais importantes no município são a agropecuária, cafeicultura. Por ser uma cidade com poucos habitantes, Cachoeira de Minas possui poucas indústrias. Há fábricas de polvilho, confecção de roupas e uma indústria de fios e cabos elétricos. O artesanato é fonte de renda complementar para algumas pessoas, sendo produzidos artesanalmente móveis e artefatos de cana-da-índia, além de peças de crochê, vendidos para outros centros consumidores. A cidade também produz mandioca que serve como matéria prima do polvilho na cidade vizinha de Conceição dos Ouros.

Cultura

A tradicional banda de música "Sociedade Musical Eduardo Tenório", berço de músicos e escola gratuita de música, faz apresentações públicas em eventos sócio-culturais de Cachoeira de Minas.

O "Coral Viva Voz" constantemente oferece apresentações gratuitas e sempre está de portas abertas para quem queira cantar.

A cidade é conhecida por ter excelentes bandas de rock e há o evento "Winter Rockfest", festival anual realizado em julho que vem crescendo e que atrai bom público para prestigiar as bandas da cidade e região.

A cidade cultiva também o hábito da pintura, e é origem de excelentes artistas.

Há ainda os eventos culturais ocorridos nas escolas, como festas, gincanas e apresentações.

Entretenimento

Cachoeira de Minas possui um portal de conteúdo onde são publicados artigos diversos relacionados à cidade, o Portal Cachoeira de Minas. Foi lançado no final do mês de maio de 2012 e é a promessa da cidade de ter um site que possa cobrir todos os eventos, divulgar todas as notícias e possuir o mais amplo conteúdo para os visitantes, tais como: Guia comercial completo da cidade, vagas de emprego, anúncios, classificados, notícias, calendário de festas e eventos da cidade, turismo e artes.

Turismo

Os acessos são por estradas boas e a paisagem local tem ao fundo em primeiro plano a Serra dos Machados, e em segundo plano a Serra do Monte Belo.

Possui uma agência do Banco do Brasil e acesso à Caixa Econômica Federal através de uma lotérica.

Oferece condições de hospedagens em dois hotéis, embora a maioria dos visitantes prefira ficar em casas de amigos ou alugar casas para o final de semana.

O "Clube de Campo Catadupas" oferece boa estrutura de lazer, com quadras, piscinas, bosque e campo de futebol, e é aberto à visitação de turistas.

O carnaval em Cachoeira de Minas é bastante animado, com festas no calçadão da Praça da Bandeira. O bloco "Pé-de-Cana" toca marchinhas de carnaval e há som na praça, que agitam os foliões. Há também vários outros blocos que desfilam para a multidão.

O bloco de carnaval "Tanquinho" promove no mês de dezembro o Tanquinho Fest, festa que está seguindo para sua sexta edição em 2013.

Nas festas juninas, a cidade tem como atrativo a festa da fogueira de São Pedro. A fogueira possui aproximadamente 30 metros de altura. No dia do acender, há queima de fogos e festas no Clube da cidade. A festa reúne cerca de 10 mil pessoas.

Também situado no município de Cachoeira de Minas, a cachoeira da Usina que esta dentro do distrito do Itaim é um dos locais mais visitados pelas pessoas que vêm ao município, esbanjando beleza rica em fauna e flora.

No entanto, falta uma estrutura de passeio nas localidades rurais, onde o turista poderia usufruir de caminhadas, acampamentos, passeios a cavalo, e admirar a exuberante paisagem do município bem como suas cachoeiras.