Praça da Bandeira, n.º 276, Centro - CEP: 37.545-000 - MG

Prefeitura Municipal de Cachoeira de Minas

Castração de Cães e Gatos em Cachoeira de Minas

Categoria: Administração

A Prefeitura de Cachoeira de Minas oferece um importante serviço de castração animal, totalmente gratuito, para os moradores do município. Neste ano de 2024, serão disponibilizadas 350 vagas para a castração de cães e gatos.

• Quem pode se inscrever?

O programa é voltado para todos os residentes de Cachoeira de Minas que possuem animais de estimação. Essa iniciativa visa promover o controle populacional dos animais e contribuir para a saúde e bem-estar deles.

• Como se cadastrar?

O cadastramento pode ser feito de duas maneiras:

Presencial: Procura-se a Secretaria de Saúde das 08h as 11h ou a Selma da causa Animal.

Online: O processo é simples. Acesse o link https://forms.gle/TGuhEgCd7ncAeDkG7 ou utilize o QR code disponível. Após acessar, preencha um formulário online com seus dados pessoais e os dados do animal que deseja castrar. Você também deverá enviar os documentos necessários através do sistema.

• Prazo para cadastramento

As inscrições estão abertas até o dia 1º de novembro de 2024. É importante ressaltar que, após essa data, não será aceito nenhum novo cadastro.

• Documentos necessários

Para efetuar o cadastro, você deve apresentar os seguintes documentos:

- RG ou CPF do Tutor: É obrigatório que o tutor tenha mais de 18 anos.

- Cartão do SUS do Tutor.

- Comprovante de residência: Deve estar atualizado (emitido nos últimos 90 dias) e em nome do responsável pelo animal.

- Comprovante de renda: Também deve estar em nome do responsável pelo animal.

• Avaliação social

Após o cadastramento, será realizada uma avaliação social dos candidatos. Aqueles que estiverem em situação de vulnerabilidade serão priorizados para a realização do procedimento.

• Realização das cirurgias

As cirurgias de castração estão previstas para serem realizadas até o dia 31 de dezembro de 2024.

Para serem submetidos à cirurgia, os cães dever ter no mínimo 70 dias de  idade e os gatos no mínimo 70 dias de idade e no máximo 8 anos. Os filhotes de gatos devem pesar mais de 1,5Kg. Antes da cirurgia todos os animais passam por uma avaliação médica veterinária para identificar algum problema de saúde que impeça a realização da cirurgia naquele momento.

• PM

Última modificação em 14/10/2024 00:00:00